FUNDAÇÃO EDUCACIONAL DE CARATINGA – FUNEC

PROGRAMA DAS PROVAS

 

MATEMÁTICA

 

 


Aritmética

Conjuntos numéricos: N, Z, Q, Q', R. Representação decimal de números reais: dízimas periódicas e geratrizes. Operações em N, Z, Q, Q', R. Razões e proporções: propriedades e problemas. Cálculo de médias aritméticas simples e ponderadas, geométricas e harmônicas. Regra de três simples e composta. Porcentagem. Juros simples. Médias: os sistemas de medidas (comprimento, superfície, volume, capacidade, massa).

 

Álgebra

Expressões algébricas. Polinômios: operações. Produtos notáveis. Fatoração e inequações do 1° grau. Potências e raízes. Cálculos com radicais. Equações do 2° grau. Inequações do 2° grau. Equações biquadradas. Equações irracionais. Inequação-produto. Inequação-quociente. Sistemas de equações do 2° grau. Problemas do 2° grau.

 

Geometria Plana

Introdução. Ângulos: conceitos e relações. Polígonos e seus elementos. Triângulos. Congruência de triângulos. O paralelismo. Ângulos e diagonais de um polígono. Quadriláteros. A circunferência e o círculo. Segmentos proporcionais: Teorema de Tales. Semelhança de triângulos. Relações métricas nos triângulos retângulos. Trigonometria nos triângulos retângulos: razões trigonométricas. Relações métricas em triângulos quaisquer. Relações métricas na circunferência (ou no círculo). Polígonos regulares: cálculo do lado e do apótema. Áreas das figuras planas.

 

Geometria Analítica

a) Noções de Geometria Analítica

Sistema cartesiano ortogonal. Distância entre dois pontos. Divisão de um segmento numa razão dada. Ponto médio de um segmento. Baricentro de um triângulo.

 

b) Estudo da reta

Condição de alinhamento de três pontos. Equação geral da reta. Outras formas da equação da reta. Equação do feixe de retas que passa num ponto. Intersecção de duas retas. Paralelismo, perpendicularismo e ângulos de duas retas concorrentes. Distância de um ponto a uma reta. Bissetrizes dos ângulos determinados por duas retas. Área de um triângulo. Resolução gráfica de inequações do 1° grau.

 

c) Estudo das Cônicas

Introdução. Estudo da circunferência. Estudo da elipse. Estudo da hipérbole. Estudo da parábola.

 

Álgebra e Análise

Estudo geral de conjuntos. Par ordenado. Produto cartesiano. Coordenadas no plano. Relações. Funções: constante, idêntica, linear, afim, quadrática,

modular, exponencial e logarítmica. Logaritmos. Equações e inequações exponenciais e logarítmicas.

 

Trigonometria

Funções circulares. Redução ao 1° quadrante. Relações fundamentais. Transformações trigonométricas. Equações e inequações trigonométricas. Funções trigonométricas inversas.

 

Progressões

Sucessão. Progressão aritmética. Progressão geométrica.

 

 

Matrizes

Estudo das matrizes. Determinantes. Sistemas lineares.

 

Análise Combinatória

Estudo da análise combinatória. Binômio de Newton. Teoria das probabilidades.

 

Geometria Espacial

Retas e planos no espaço. Prisma. Pirâmide. Cilindro. Esfera. Sólidos de revolução. Noções sobre poliedros.

 

Números Complexos

O conjunto dos números complexos. Operações na forma algébrica. Forma trigonométrica. Operações na forma trigonométrica. Equações binômias e trinômias.

 

Estudo dos Polinômios

Definição. Valor numérico. Igualdade. Polinômio identicamente nulo. Polinômios idênticos. Divisão. Métodos de Descartes. Divisão por (x – a). Divisão por (bx – a). Dispositivo prático. Decomposição em fatores binômios.

 

Equações Polinomiais

Introdução. Definição. Conjunto solução. Teorema fundamental da Álgebra. Teorema da decomposição. Multiplicidade de uma raiz. Raízes complexas. Relações de Girard. Raízes racionais.

 

 


FISICA

 


Mecânica:

 

Movimento Retilíneo: Conceitos de movimento; Movimento retilíneo uniforme; Importância das unidades Velocidade; Conceitos de aceleração; Queda livre; Equações do movimento com aceleração constante quando o corpo não parte do repouso; Estudo gráfico dos movimentos

 

Força e Movimento:

Forças e suas características; Inércia – a primeira lei de Newton; Força de atrito; A segunda lei de Newton; Ação e reação – a terceira lei de Newton; Quantidade de movimento/Momento linear.

 

Movimento Curvilíneo – Gravitação

Movimento circular uniforme; Movimento dos planetas; Gravitação universal; Aplicações da gravitação universal; Centro de gravidade; Cálculo da velocidade e do período de um satélite; Variações da aceleração da gravidade; Movimento de um projétil.

 

Ação da Pressão nos Líquidos – Hidroestática

Conceitos de pressão; Pressão atmosférica;  Pressão exercida pelos líquidos;  Empuxo; Relação entre o empuxo e a densidade do líquido;

 

Trabalho e Energia

Trabalho de uma força; Trabalho de uma força não-paralela ao deslocamento; Outras máquinas simples; Energia cinéticas; Energia potencial – Conservação da energia;

 

Calor e Termodinâmica

Estado da Matéria – Temperatura E Dilatação

Estruturas organizadas e desorganizadas;

Temperatura e termômetros; Dilatação térmica; Comportamento dos gases; Equação de estado de um gás ideal; Interpretação molecular da pressão e da temperatura de um gás;  Mudança de fases;

 

 

 

Calorimetria  e Termodinâmica

Calor e Energia; Considerações gerais sobre as medidas de calor; Transferência de calor; Conservação de energia; As Leis da Termodinâmica; Máquinas térmicas;

 
Eletromagnetismo (Eletricidade e Magnetismo)
Corpos Eletrizados – Corrente Elétrica

Eletrização – Carga elétrica; Campo elétrico – Comportamento de condutor eletrizado;  Corrente elétrica; Resistência elétrica;  Efeitos da corrente elétrica; O vetor campo elétrico;  Força eletromotriz de um gerador;

Magnetismo; Os fenômenos magnéticos tem origem em cargas elétricas em movimento;  Ação do campo magnético sobre uma corrente – O motor elétrico;  Indução eletromagnética – geradores de corrente elétrica; O vetor campo magnético;

 
Movimento Ondulatório
Ondas em um meio material – o som

Movimento oscilatório – O pêndulo simples; Propagação de um onda;  Ondas sonoras; 

Instrumentos musicais – O ouvido e a  audição; Reflexão, refração e difração de uma onda;

 

Comportamento e Natureza da Luz

Propagação e reflexão da luz; Espelhos e imagens; Refração da luz; Lentes e instrumentos ópticos; A natureza da luz; Ondas eletromagnéticas;

 

Noções de Física Moderna

Tópicos Elementares Da Física Quântica

O átomo e o quantum (modelos atômicos, quanta de luz); O efeito fotoelétrico; A estrutura dos átomos; Aplicações no cotidiano;

 

Tópicos elementares sobre a Teoria da Relatividade Restrita (Especial) de Einstein

Relatividade especial; Tempo – espaço e espaço – tempo; Relatividade do movimento; A dilatação do tempo; A dilatação da massa; A contração do espaço; O princípio de correspondência; O passado o presente e o futuro.


 

QUÍMICA

 


Matéria

Propriedades da matéria mudanças de estado, mistura e combinação, fracionamento de misturas.

 

Estrutura atômica

Modelo atômico atual, distribuição eletrônica, número atômico e número de massa, notação gráfica dos elementos, isótopos, isóbaros e isótonos. Números quânticos.

 

Classificação periódica dos elementos

Classificação periódica moderna. Interpretação e utilização da T.P: propriedades periódicas e aperiódicas.

 

Ligações Químicas

Ligação iônica, covalente polar, apolar e dativa. Montagens de fórmulas eletrônicas ou de Lewis, e estrutural ou de Kekulé. Hibridação. Polaridade das moléculas. Números de oxidação. Ligações intermoleculares e propriedades dos materiais.

 

Funções Químicas

Ácidos, bases, sais, óxidos e conceitos modernos de ácidos e bases.

 

Reações químicas:

Classificação. Balanceamento de equações quando ocorre uma reação.

Cálculos químicos: cálculos de fórmulas. Estudo dos gases. Cálculo estequiométricos.

 

Soluções: concentração de soluções, diluição, misturas, titulação e propriedades coligativas.

 

Termoquímica: reações endotérmicas e exotérmicas. Lei de Hess. Diagramas de energia. Energia de ativação. Energia de ligação. Entropia. Energia livre.

 

Equilíbrio químico: equilíbrio de sistemas homogêneos. Deslocamento de equilíbrio. Equilíbrio iônico. pH e pOH. Hidrólise de sais.

 

Radiatividade

Desintegração radiativa, meia-vida ou período de semi-desintegração. Fissão e fusão nuclear. Aplicações úteis.

 

Química orgânica: propriedades do carbono. Nomenclatura de hidrocarbonetos. Hibridação do carbono. Identificação e nomenclatura de funções oxigenadas e nitrogenadas. Isomeria.

 

Reações orgânicas

Principais reações e mecanismos de reação.


 

BIOLOGIA

 


Biologia Molecular: Carboidratos. Lipídios. Proteínas. Enzimas. Ácidos nucléicos. Vitaminas. Avitaminoses. Água, Sais minerais e papel fisiológico.

 

Citologia: membrana, citoplasma, núcleo, mitose e meiose. 

 

Histologia: Tecidos animais: epitelial, muscular, conjuntivo, nervoso. Tecidos vegetais: revestimento, sustentação, condução, meristema e parênquima.

 

Funções Vitais: nutrição e digestão, respiração, circulação e transporte, excreção e respiração.

 

Regulação nervosa e hormonal

 

Órgãos dos sentidos.

 

Reprodução e desenvolvimento: Tipos de reprodução. Desenvolvimento embrionário. Anexos embrionários.

 

Genética: Leis de Mendel, polialelia, herança do sexo, mutação e variabilidade.

 

Evolução: Origem da Vida. Teorias. Especiação.

 

Nomenclatura e classificação dos seres vivos. Diversidade dos seres vivos: monera, protista, fungi, plantae, animalia.

 

Ecologia: Populações. Comunidade. Ecossistemas. Biosfera.

 

Principais endemias no Brasil: Agentes etiológicos e vetores. Transmissão e profilaxia.


 

HISTÓRIA

 


 

1.    Fundamentação da História

                                                                                  

§         O Homem e o Processo Histórico.

§         Grécia e Império Romano.                                                                                                 

 

2. O Capitalismo e a constituição da    Modernidade:

 

§         Europa Ocidental do século XV ao XIII (Tensões  Sociais, Mercados; e o Movimento Social nos séc. XIV e XV); A Epopéia Marítima e Geográfica (Ásia, África e América nos séc. XV e XVI);

       Renascimento nos diversos campos, comportamentos e costumes; A Constituição do Estado-Nação, uma Construção na diversidade política, na Europa Ocidental; A Europa nas novas áreas de domínio (articulações, conflitos e negócios); A Europa: absolutista e mercantilista, dos conflitos entre cristãos e orientais e colonizadora da América.

§         Século XVII. Racionalismo; A Revolução Gloriosa.

 

3.   Capitalismo: constituição e Consolidação (séc.   XVIII e XIX):

 

§         Iluminismo: produção, organização dos saberes e o mercado de idéias;

§         Revolução Industrial e Revolução Agrária;

§         Revoluções Liberais na Europa e na América no século XVIII.

§         O Processo de Independência do Brasil e a Constituição dos Estados Americanos (Estados Unidos e América Espanhola);

§         Ciência, tecnologia e indústria na  Segunda metade do século XIX (impactos na Europa e no mundo);

§         Século XIX e Política: Movimentos Operários; Liberalismo e Democracia; Socialismo; Movimentos Nacionalistas; Partidos Políticos e Parlamento.

 

4.   Capitalismo e Imperialismo: a reordenação dos espaços políticos e sociais:

 

§         Migração, Urbanismo, Formas de Trabalho.

§         Estados Unidos: o “far west” e a Guerra de Secessão.

§         A Construção da Hegemonia do Sudeste Brasileiro.

 

5.   O Século XX: do equilíbrio europeu ao sistema mundial de poder bipolarizado:

 

§         As novas guerras e as novas realidades mundiais (totalitarismo);

§         Crise econômica mundial e recolocação do papel do Estado;

§         Reorganização do poder mundial: perda da hegemonia européia e ascensão dos E.U.A.

§         Descolonização da Ásia e da África;

§         Guerra Fria: na bipolarização a mundialização da política internacional;

§         América Latina: a questão do desenvolvimento e da cidadania;

§         Estudo de caso: Brasil (do “café com leite” a FHC, com atenções especiais para: “coronelismo”, Era Vargas, JK, Revolução de 64 e Militarismo e FHC).

 

6.   O Fim da Ordem Bipolar e a Reorganização do     Poder:

 

§         O Fim do Socialismo.

§         Multipolarização do capital e regionalização dos mercados.

§         Globalização, Dilatação dos Espaços de Pobreza, Informação: controle a acesso.

 


GEOGRAFIA

 


1.       O Espaço Geográfico e a leitura Cartográfica

 

§         Conceitos e Localização:

§                             A construção e a representação do espaço das sociedades: agrícola, comercial, industrial e monopolista. Interpretação de mapas, cartas, imagens, projeções, gráficos e tabelas.

 

2.  Natureza e degradação ambiental

 

§         Dinâmica da natureza: Movimentos da Terra e os fusos horários. A deriva continental e o movimento das placas tectônicas; Noções básicas sobre geologia, relevo, solos, climas, ecossistema e hidrografia; Degradação ambiental e desenvolvimento sustentável.

 

3.  A Sociedade e a construção do espaço agrário, urbano e industrial

 

§         Sociedade e Economia; Dinâmica populacional. Urbanização contemporânea; Atividade industrial e a revolução tecnológica.

 

4.   O mundo em transformação

 

§         Geopolítica e economia dos pós-guerra; Comércio mundial, Globalização e blocos econômicos; Fragmentação do espaço, nacionalismo e conflitos mundiais; O espaço geográfico americano, asiático, europeu, africano, oceânico e as regiões polares.

 

5.   O Espaço Brasileiro

 

§         Formação e expansão; Estado-Nação e a divisão regional. Noções básicas de geologia, climatologia, relevo, solos, hidrografia e ecossistemas do território brasileiro; Aspectos populacionais, sócio-econômicos, agrícolas, urbanos, industriais e energéticos do Brasil; Problemas ambientais.

 


 

LÍNGUA PORTUGUESA

 


Compreensão de Texto

Questões de escolha múltipla sobre texto informativo ou literário, avaliando-se a habilidade de leitura e os conhecimentos lingüísticos aplicados ao uso da língua.

 

Conhecimentos Gramaticais

Questões de escolha múltipla sobre os ítens seguintes:

a)       Grafia, acentuação, pontuação

b)       Formação de palavras

c)       O nome e seu emprego

d)       O pronome e seu emprego

e)       O verbo e o emprego de tempos e modos verbais

f)         Os elementos conectivos: conjunções e preposições

g)       Concordância nominal e verbal

h)       Regência nominal e verbal

i)         Diferentes estruturas de período em português: aspectos sintáticos e semânticos

j)         A variação lingüística espacial e social.

 

Redação

Texto a ser elaborado pelo candidato, no qual serão avaliadas:

a)       As habilidades de organização de idéias (pertinência ao tema proposto, coerência, coesão, clareza, relevância e articulação dos argumentos).

b)       A correção gramatical, de acordo com a norma culta.


 

 

LITERATURA BRASILEIRA

 


Barroco

Conceituação e características. Gregório de Matos Guerra

 

Arcadismo

Conceituação e características

a)       Tomás Antônio Gonzaga

b)       Cláudio Manoel da Costa

 

 

Romantismo

Conceituação e características

a)       José de Alencar

b)       Castro Alves

c)       Gonçalves Dias

d)       Visconde de Taunay

e)       Joaquim Manoel de Macedo

f)         Bernardo Guimarães

 

Realismo/Naturalismo

Conceituação e características

a)       Machado de Assis

b)       Aluísio de Azevedo

 

Parnasianismo

Conceituação e Características

a)       Olavo Bilac

b)       Alberto de Oliveira

 

Simbolismo

Conceituação e características

a)       Cruz e Sousa

b)       Alphonsus de Guimarães

 

Pré-Modernismo no Brasil

a)       Lima Barreto

b)       Euclides da Cunha

c)       Monteiro Lobato

d)       Graça Aranha

 

Modernismo

Conceituação e características

 

Manoel Bandeira

a)       Carlos Drumond de Andrade

b)       Graciliano Ramos

c)       João Cabral de Melo Neto

d)       José Lins do Rego

e)       Jorge Amado

f)         Cassiano Ricardo

g)       Cecília Meireles

h)       Adonias Filho

 

Obras indicadas para leitura:

 

§         Antologia Poética – Manuel Bandeira

§         Senhora – José de Alencar

§         Menino de Engenho – José Lins do Rego

 


INGLÊS

 

 


Compreensão de textos redigidos em vocabulário corrente

 

Gramática

a)       O sistema verbal inglês

b)       O uso de artigos: definidos e indefinidos

c)       O uso de pronomes: pessoais, possessivos, demonstrativos, reflexivos, indefinidos e relativos

d)       Substantivos: Gênero, número e caso

e)       Graus dos adjetivos

f)         Advérbio de lugar, tempo e modo

g)       Preposições


 

ESPANHOL

 


Compreensão de textos redigidos em vocabulário

corrente

 

Verbos regulares em primeira, segunda e terceira conjugação

 

Principais verbos irregulares

 

Verbos SER, HAVER e ESTAR

 

Artigos definidos e indefinidos

 

Acentuação gráfica

 

Preposições

 

 

Pronomes pessoais

 

Sinais de pontuação

 

Possessivos

 

Substantivo: gênero, número e grau

 

Conjunções

 

Demonstrativo

 

Advérbios

 

Adjetivos

 

Numerais ordinais e cardiais

 


 

FRANCÊS

 


Compreensão de textos redigidos em vocabulário corrente.



Gramática

a)       Artigos definidos e indefinidos, contrações e partitivos. 

b)       Adjetivos qualificativos, demonstrativos, possessivos e indefinidos.

c)       Advérbio – Noção geral.


d)       Verbos regulares dos três grupos (os auxiliares principais).

e)       Forma afirmativa, negativa e interrogativa;

f)         Tempos: presente, futuro, futuro próximo, imperfeito, passado composto, passado recente, condicional, imperativo, particípios, Concordância do particípio do passado.